Novena em Louvor a Nossa Senhora das Graças


Animador: Vamos iniciar nossa Novena em louvor a Nossa Senhora das Graças, pedindo Sua intercessão por nós e nossas necessidades.

Animador: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Todos:
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Todos:
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Todos: (3 vezes)
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Todos:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Oração Introdutória do Terço

Animador: Vamos rezar com devoção, pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Graças.

Leitor 1: Ó Maria, tu que vieste ao encontro de Santa Catarina Labouré trazendo consigo o dom precioso da Tua presença e a abundância das graças do Senhor, suplicamos-Te neste momento de oração.

Leitor 2: Abre nossos corações e mentes para recebermos as bênçãos que o Céu nos reserva. Que este terço fortaleça nossa fé, renove nossa esperança e aumente nosso amor por Deus e pelos irmãos. Amém.

Oração da Novena 

(para todos os dias):

Animador: Rezemos a Oração da Novena, invocando a proteção de Nossa Senhora das Graças.

Todos: Ó Imaculada Mãe, Rainha do Céu e da Terra, escolhida por Deus para ser a Medianeira de todas as graças, a Ti recorremos buscando em Teu Coração Imaculado a paz, o conforto e o auxílio em nossas necessidades. Ensina-nos a viver na graça de Teu Filho. Derrama sobre nós as graças que mais necessitamos, conduzindo-nos à verdadeira fé e à confiança plena em Deus. Amém.

Nove Dias da Novena: 

Ler apenas a parte de cada dia


Animador: Vamos meditar os mistérios de Nossa Senhora das Graças durante nossa novena.



1º Dia: A Mãe que nos visita


Leitor 1: Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina Labouré como sinal de que, em Sua grande misericórdia, Deus não nos deixa sozinhos. Ela nos visita em cada momento de necessidade, trazendo consolo e uma mensagem de esperança. Sua presença é um lembrete do cuidado contínuo que o Senhor tem por nós, especialmente nas horas mais sombrias. Como uma mãe que vela pelos seus filhos, Maria se faz presente para nos guiar nos caminhos de Deus.

Leitor 2: Propósito: Hoje, abra o coração à presença de Maria, buscando perceber Seus sinais e Sua intercessão em sua vida.

Todos: Ó Mãe querida, que em Tua aparição mostraste o quanto te importas com o mundo, visita-nos com Teu amor e ternura. Ajuda-nos a reconhecer Teu constante amparo em nossa vida, concedendo-nos as graças de que tanto necessitamos. Maria, Mãe das Graças, intercede por nós e fortalece nossa fé. Amém.



2º Dia: Graças derramadas sobre os que confiam


Leitor 1: As mãos de Maria estão sempre cheias de graças, prontas para serem derramadas sobre aqueles que confiam em Sua intercessão. Essas graças, que fluem do coração misericordioso de Deus, são abundantemente dadas a quem a invoca com fé. Nossa Senhora, com Seu coração de Mãe, deseja que todos recebam as bênçãos divinas, mas cabe a nós estarmos abertos e receptivos a esses dons. Quando nos entregamos à Sua proteção, vivenciamos o poder das graças que transformam, curam e renovam nossas vidas.

Leitor 2: Propósito: Reze com confiança, pedindo a intercessão de Maria nas maiores dificuldades que você enfrenta.

Todos: Mãe das Graças, cheia de amor e compaixão, derrama sobre nós as bênçãos que vêm do coração de Teu Filho. Intercede por aqueles que mais precisam do Teu auxílio, para que todos sintam o poder de Tua intercessão. Que possamos, com fé, receber essas graças e viver em harmonia com Deus. Amém.




3º Dia: O manto protetor de Maria


Leitor 1: O manto de Maria nos cobre e nos protege de todo mal. Ela é a nossa defensora diante de Deus e nos acolhe em Suas mãos, como filhos queridos que somos. Sob o Seu manto, encontramos refúgio em meio às tempestades da vida, recebendo a proteção que só uma mãe pode oferecer. A confiança nesse cuidado materno nos fortalece para enfrentarmos qualquer desafio com serenidade e fé.


Leitor 2: Propósito: Medite hoje sobre a proteção de Maria em sua vida e entregue a Ela suas preocupações.


Todos: Ó Mãe bondosa, que estendes Teu manto sobre nós em todos os momentos de aflição, concede-nos a paz de sabermos que estamos sempre sob Tua proteção. Que o Teu amor nos fortaleça e nos dê a confiança de que, com a Tua intercessão, estamos seguros no caminho de Deus. Amém.



4º Dia: A confiança plena em Maria


Leitor 1: Nossa Senhora das Graças nos ensina que podemos confiar plenamente em Sua intercessão. Assim como uma criança confia em sua mãe, devemos nos entregar nas mãos de Maria, certos de que Ela cuida de nós com todo amor. Confiar em Maria é confiar na providência de Deus, pois Ela é a ponte que nos leva diretamente ao coração de Seu Filho Jesus. Não há nada que a confiança no poder da intercessão de Maria não possa alcançar.


Leitor 2: Propósito: Renove hoje sua confiança em Maria, entregando a Ela suas intenções mais profundas.


Todos: Mãe querida, que intercedes por nós junto a Teu Filho com tanto zelo e amor, ensina-nos a confiar cada vez mais em Ti. Que por meio de Tua intercessão possamos alcançar todas as graças necessárias para nossa vida, fortalecendo nossa fé e esperança. Amém.




5º Dia: A humildade de Maria diante de Deus


Leitor 1: Maria é o exemplo mais perfeito de humildade diante de Deus. Em Sua vida, Ela sempre colocou a vontade do Pai acima de tudo, vivendo de maneira simples e servindo com alegria. Sua humildade abriu o caminho para que a graça de Deus operasse plenamente em Sua vida. Quando seguimos o exemplo de humildade de Maria, permitimos que a graça divina também atue em nós, conduzindo-nos à verdadeira felicidade.


Leitor 2: Propósito: Hoje, pratique a humildade em suas ações, reconhecendo a grandeza de Deus em sua vida.


Todos: Ó Maria, humilde serva do Senhor, ensina-nos a viver com simplicidade e humildade, aceitando sempre a vontade de Deus em nossas vidas. Que, como Tu, possamos ser servos fiéis, buscando sempre agradar ao Senhor em tudo o que fazemos. Amém.




6º Dia: A ternura do Coração de Maria


Leitor 1: O Coração de Maria é cheio de ternura e compaixão por cada um de nós. Como Mãe, Ela cuida de nós com carinho, intercedendo constantemente por nossas necessidades. Sua ternura é um reflexo do amor de Deus por nós, um amor que acolhe, perdoa e cura. Quando nos aproximamos de Maria, experimentamos esse amor materno que nos conforta e nos fortalece.



Leitor 2: Propósito: Hoje, procure demonstrar amor e compaixão pelas pessoas ao seu redor, sendo sinal da ternura de Deus.


Todos: Ó Mãe terna e amorosa, acolhe-nos em Teu Coração e ajuda-nos a amar com a mesma ternura e compaixão que brota de Teu coração. Que em nossos atos e palavras reflitamos o Teu amor por nós e pelos nossos irmãos. Amém.





7º Dia: A misericórdia que emana do Coração de Maria


Leitor 1: O Coração de Maria é um canal da misericórdia de Deus. Como Mãe da Misericórdia, Ela está sempre pronta para perdoar, para acolher de volta os filhos que se perderam e para derramar o bálsamo do perdão sobre aqueles que se arrependem. Maria nos convida a sermos também misericordiosos uns com os outros, refletindo em nossa vida a bondade e a compaixão que recebemos de Deus por meio Dela.


Leitor 2: Propósito: Pratique hoje um ato de misericórdia, ajudando alguém que está em dificuldade ou perdoando quem te magoou.


Todos: Ó Mãe de Misericórdia, intercede por nós para que possamos viver a misericórdia em nosso dia a dia. Ajuda-nos a perdoar de coração e a sermos instrumentos da misericórdia de Deus no mundo. Que possamos, a exemplo de Teu Filho, amar e perdoar sem limites. Amém.



8º Dia: A esperança que Maria traz aos corações


Leitor 1: Maria é o farol de esperança que guia nossas vidas em direção ao Senhor. Em Suas aparições e intervenções ao longo da história, Ela sempre trouxe uma mensagem de esperança e renovação. Em meio às dificuldades e incertezas da vida, Maria nos ensina a confiar na providência divina e a nunca perder a esperança, pois Deus nunca nos abandona. Seu Coração Imaculado é um sinal de que a vitória da graça sempre prevalecerá.

Leitor 2: Propósito: Renove hoje sua esperança em Deus, entregando-Lhe todas as suas preocupações e confiando no Seu amor.

Todos: Ó Maria, Estrela da Esperança, guia-nos em meio às trevas deste mundo para a luz de Cristo. Ajuda-nos a confiar sempre na providência divina, mesmo quando os caminhos parecem difíceis. Que a esperança nunca se apague em nossos corações. Amém.




9º Dia: A vitória do Coração Imaculado de Maria


Leitor 1: O Coração Imaculado de Maria triunfará, assim como profetizado em Suas aparições. Este triunfo é a vitória do amor, da graça e da misericórdia sobre o mal. O Coração de Maria está plenamente unido ao de Seu Filho, e Ela nos convida a fazer parte desta vitória, vivendo na graça, na fé e na confiança em Deus. O triunfo de Maria é também o nosso, pois Ela nos leva à salvação em Cristo, Seu Filho amado.


Leitor 2: Propósito: Entregue hoje todos os seus medos e dificuldades ao Coração de Maria, confiando no poder de Seu amor.


Todos: Ó Mãe vitoriosa, cujo amor triunfa sobre todo o mal, toma-nos em Teus braços e leva-nos ao coração misericordioso de Jesus. Que a vitória do Teu amor seja também a nossa, e que possamos viver na plenitude da graça que o Senhor nos oferece. Amém.




Mistérios do Terço:


Animador: Vamos agora meditar os mistérios do terço honorífico a Nossa Senhora das Graças. 


Após cada reflexão rezaremos como de costume o Pai Nosso, 10 Ave Maria e o Glória.





1º Mistério: A Aparição de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré
"Como uma mãe consola o filho, eu os consolarei; em Jerusalém, vocês serão consolados." (Isaías 66,13)

Reflexão:
Nossa Senhora das Graças nos convida a nos aproximarmos de Seu coração materno. Assim como visitou Santa Catarina Labouré, Ela deseja estar presente em nossa vida, levando o consolo e o amor que somente uma Mãe pode oferecer. Que, ao meditarmos neste mistério, possamos abrir nossos corações à Sua ternura e proteção.



2º Mistério: As Graças Derramadas
"Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto, descendo do Pai das luzes." (Tiago 1,17)


Reflexão:

Nossa Senhora, mostra-nos a plenitude das graças que deseja derramar sobre cada um de nós. É uma abundância sem medida, pronta a ser recebida por quem, com fé, se dirige a Ela. Que possamos, neste mistério, abrir nossas vidas à generosidade de Sua intercessão.


3º Mistério: O Globo aos Pés de Nossa Senhora
"Ele mandará Seus anjos a protegê-lo, para que não tropece em nenhuma pedra." (Salmo 91,11)

Reflexão:
Nossa Senhora segura o globo aos Seus pés, representando o cuidado maternal que Ela tem por todo o mundo. Assim como a Mãe que protege seus filhos, Maria vela por nós, intercedendo continuamente para que Deus derrame Suas bênçãos sobre a humanidade. Que neste mistério possamos confiar na Sua proteção e intercessão.


4º Mistério: O Coração de Maria Transpassado
"E uma espada transpassará a tua própria alma, para que sejam revelados os pensamentos de muitos corações." (Lucas 2,35)

Reflexão:
Maria sofreu profundamente ao ver o Seu Filho ser crucificado, e Sua dor continua cada vez que um de nós se afasta de Deus. Neste mistério, refletimos sobre o Seu coração transpassado pela dor, mas cheio de amor pela humanidade. Que possamos unir nossas dores às Suas e encontrar força em Sua intercessão.



5º Mistério: O Triunfo de Maria e a Distribuição das Graças
"Ela esmagará a cabeça da serpente." (Gênesis 3,15)


Reflexão:

O triunfo de Maria é uma antecipação da vitória final de Cristo sobre o mal. Ela, como Mãe de Deus, distribui as graças que nos fortalecem na caminhada. Neste mistério, celebremos Seu poder e intercessão, que nos conduz à vitória contra todo o mal.


Oração Final do terço: 

Senhor Deus, que nos destes a Virgem Maria como Mãe e Medianeira de todas as graças, permiti que sob Sua intercessão possamos viver em Vossa presença, experimentando o auxílio de Suas bênçãos em cada momento de nossas vidas. Que, através desta devoção sejamos constantemente renovados pela esperança e conduzidos à salvação. Que em nossa fraqueza encontremos força, e em nossa aflição, a paz que somente Vós podeis dar. Maria, Mãe de todas as graças, rogai por nós, agora e sempre. Amém.

Salve Rainha:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Oração Final da Novena:


Animador: Concluímos nossa novena com a Oração Final, pedindo que Nossa Senhora das Graças nos abençoe e interceda por nós.


Todos: Ó Mãe das Graças, que nunca deixas de atender às preces de Teus filhos, hoje nos colocamos sob Tua proteção, pedindo as graças de que mais necessitamos. Intercede por nós junto ao Teu Filho Jesus, para que sejamos atendidos em nossas súplicas. Que possamos viver sempre em comunhão com Deus, acolhendo as bênçãos que Ele derrama por meio de Ti. Que a paz, a saúde e a prosperidade estejam presentes em nossas vidas, guiadas por Tua mão materna. Amém.



Bênção Final:


Animador: Que o Senhor Todo-Poderoso derrame sobre nós Suas bênçãos e que, pela intercessão de Nossa Senhora das Graças, alcancemos as graças necessárias para nossa salvação e santificação. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.